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Mau Humor não é só coisa da sua cabeça!

Tem gente que pensa que mau humor é aleatório – e que não dá para escapar. Na verdade, o humor é controlável.

Nosso humor depende de fatores externos, e internos – seus hormônios por exemplo podem te deixar mais agressivo ou depressivo.

Quem entende de ESTILO DE VIDA, sabe que nunca dá para isolar uma coisa da outra, o que acontece fora do corpo e o que acontece dentro do corpo tem o mesmo peso.

Algumas dicas para melhorar o humor por FORA:

  • Aprenda a dizer não, do jeito certo. As vezes você precisa dizer:

-Gostaria de fazer isso por você, mas não posso me comprometer com esse compromisso. 

Você pode até expor os motivos de não poder fazer, ou simplesmente negar.

Respeitar seus limites, entender que você tem valor mesmo que não possa atender a todas as demandas de todos é saudável para sua auto-estima.

  • Assimile seus sentimentos, e encontre espaço para absorver as situações conectado com o que você sente. 

Parece fácil – mas é difícil. 

As vezes a correria é tanta, que a gente acaba deixando sentir para depois. E então em vez de você entender que na hora que alguém te criticou você ficou agressivo ou depressivo, você guarda o sentimento, e vai se sentir agressivo e depressivo ao chegar em casa. 

O pior é que quando não sentimos emoções “ruins” também não conseguimos sentir as emoções boas, e ficamos com uma sensação de mau humor e apatia constante. Nada mais tem graça… mas é porque você está precisando entender suas emoções “ruins” primeiro.

Algumas dicas para mudar por DENTRO

Dormir mau não permite que seu cérebro descanse, ele nunca apaga, mas precisa do sono para se regenerar e organizar tudo que fez no dia anterior e se preparar para o próximo.

Organize sua agenda para permitir um sono reparador. 

Dormir bem é fundamental para acordar com disposição e bom-humor.

  • Não coma o tempo inteiro!

3 refeições por dia (desjejum, almoço e jantar) são suficientes e sincronizadas com seu metabolismo para garantir energia para o dia todo, e tempo de descanso e recuperação para seu estômago.

Comer o tempo todo, principlamente alimentos processados, cheios de açúcar vai roubar sua disposição, e deixar o sangue e oxigênio necessário para seu cérebro funcionar bem, em função da digestão.

  • Faça exercícios!

Não deixe de fazer exercícios, liberar serotonina! Atividade física melhora a oxigenação cerebral, a circulação seu corpo, seu sono e apetite!

Evelyn Koch

Marketing CEVISA relacionamentos@cevisa.org.br

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